segunda-feira, 30 de abril de 2018

Controversa, obra da Bola do Mindu está virando ruínas no bairro Parque 10

Controversa, obra da Bola do Mindu está virando ruínas no bairro Parque 10


Manutenção da rotatória inaugurada há cinco anos é feita apenas no jardim, e pela boa vontade de empresários. Chafariz não funciona e a "piscina" só tem lodo e poças de água parada.

Foto: Winnetou Almeida

Uma das obras mais polêmicas dos últimos anos, a Bola do Mindu só não está totalmente abandonada graças à manutenção feita por uma empresa de material de construção. Mesmo assim, a rotatória localizada no bairro Parque 10 apresenta sinais de abandono e risco de proliferação de insetos transmissores de doenças.
Até 2012 o local era ocupado por pequenos estabelecimentos comerciais. O projeto da prefeitura era transformar a área em um espaço turístico, tendo como principal atração um monumento que pudesse refletir a imagem de um arco-íris.
Entretanto, o projeto se perdeu na execução e o que seria para atrair admiração acabou provocando gozação. Motivo: aqueles que não têm conhecimento do ocorrido continuam sem entender a razão de um grande tubo de aço se sobrepondo a uma piscina cheia de chafarizes.
A piscina artificial onde fica o complexo de chafarizes (que já não funcionam) hoje só tem água das chuvas e muito lodo, um cenário perfeito para a proliferação de insetos.
Procurada, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) informou que a prefeitura fez um acordo com os comerciantes e empresários do bairro da Zona Centro-Sul, que ficaram responsáveis pela manutenção e limpeza da rotatória, com apoio do poder público. Na prática, a manutenção é feita, mas somente ao redor da piscina, onde fica o jardim.

Água cortada
Consultado sobre o assunto, Cristian Passos, 33, gerente operacional de uma rede de lojas de material de construção que fica no entorno da rotatória, a Constrói, disse não saber de nenhuma parceria formalizada para a manutenção.
Segundo ele, a decisão da empresa em manter a praça limpa era para não tirar a visibilidade dos condutores de veículos e, automaticamente, ofuscar a fachada das lojas. “A praça ficou uns seis meses sem manutenção. O mato cresceu e a água da piscina virou lodo. Foi quando a gente se propôs a ajudar”, concluiu Cristian Passos.

“Além do jardim, a gente cuidava da piscina e dos chafarizes, mas o pessoal do Implurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) veio aqui e proibiu”, revelou o gerente.
A reportagem do Portal consultou a assessoria de comunicação do Implurb sobre a afirmação do gerente, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.

Planejamento frustrado
A obra até hoje deixa muitas dúvidas em relação ao seu significado e utilidade. A execução do projeto não saiu como planejada. A ideia era que jatos d’água atingissem o monumento de aço e, com iluminação especial, formassem uma cortina parecendo um arco-íris. Os jatos d’água não atingiram o nível desejado e a estrutura de aço ficou sem função.

R$ 1,4 milhão
Foi o valor da obra, segundo informado à época pela Prefeitura de Manaus, valor oriundo de medida compensatória de empresas privadas. Já o custo de desapropriações dos comércios ficou em R$ 1,8 milhão.

Atriz amazonense Fernanda Diniz é confirmada no elenco do filme ‘Malévola 2’



Atriz amazonense Fernanda Diniz é confirmada no elenco do filme ‘Malévola 2’


Como atriz, Fernanda é bastante conhecida em Portugal pelos papéis na telenovela “Ouro Verde” e na série “I Love It”, da emissora TVI




A atriz amazonense Fernanda Diniz se mudou aos 12 anos para o Rio de Janeiro com a mãe. Desde lá, a artista fez pequenas participações em novelas da Rede Globo, como “Malhação” e “Estrela Guia”. Aos 15 anos, ela se transferiu para Portugal, onde iniciou a carreira de modelo e começou a estudar atuação, mais tarde se tornando bastante conhecida pelos papéis na telenovela “Ouro Verde” e na série “I Love It”, da emissora portuguesa TVI. Recentemente, a moça nascida em Manaus foi escalada para o elenco do filme “Malévola 2”, e vai trabalhar ao lado de atores como Angelina Jolie, Elle Fanning e Ed Skrein.
Sobre os detalhes da personagem que vai viver no filme da Disney, ela ainda guarda segredo devido ao contrato de confidencialidade que foi assinado com a franquia. “Mas será uma homenagem à minha Amazônia querida e às minhas origens”, adianta ela. Ao receber o teste para “Malévola 2”, ela estava terminando as filmagens do filme “Red Devil”, do qual é protagonista, e tinha que filmar todas as noites até às 5 horas da manhã. 
“O teste para ‘Malévola 2’ foi marcado para a manhã seguinte ao meu último dia de filmagem. Ou seja, terminei [as filmagens de Red Devil] às 7 horas da manhã em uma cena super difícil e dramática. Eu cheguei em casa e estava coberta de sangue falso até o ultimo fio de cabelo. Pensei: preciso tirar isso tudo correndo e rapidamente sair do registro triste de um personagem para entrar num mágico e alegre em tempo recorde, sem nem ter tempo de dormir”, comenta Diniz
A paixão de Fernanda pelos filmes da Disney é tão grande que não importava a ela o cansaço. “Eu estava super feliz só por ter a oportunidade de fazer o teste. Coloquei umas músicas de fadas no Youtube e fiquei entrando no mundo mágico até ser chamada”, relembra ela. Após o teste, a atriz recebeu então um e-mail do seu agente em Londres perguntando se ela estaria interessada na personagem. “Eu pensei: Como assim? Claro que estou interessada! Meu sonho de criança!”, comemora.


Sonho e produção
Uma das memórias que Diniz tem da infância vivida em Manaus eram os fins de semana com os primos. “Somos muitos! E ficávamos o dia inteiro assistindo e repetindo os filmes da Disney. Já sabíamos dos textos de trás para frente. E sempre amei as fadas. Inclusive, ainda tenho algumas daquela época”, relembra. Sobre “Malévola 2”, ela garante que a equipe está na fase de pré-produção e que ainda não há data oficial para o lançamento. “Isso significa que estamos criando os personagens, o mundo deles, o que vestem, fazendo testes de maquiagem, roupa, etc. As gravações vão começar no mês de maio, em Londres”, diz ela.
Nas produções “I Love It” e “Ouro Verde”, Fernanda gravou com os atores Zézé Motta, Gracindo Jr. e Bruno Cabrerizo. E também fez outros trabalhos. “Fiz peças de teatro em Barcelona, um show para a MTV da Índia e muitas séries gravadas na Europa como ‘Berlin Station’”, conta ela. A lista de projetos da atriz ainda está cheia: “Recentemente fiz uma participação na nova série da Netflix: ‘Hanna’ (ainda em produção). Em Londres fiz parte do elenco da conhecida novela ‘Hollyoaks’ onde fui a primeira personagem que falava dois idiomas, espanhol e inglês. Agora em 2018 vai ser lançado o remake do filme ‘Papillon’ com Charlie Hunnam e Rami Malek como protagonistas e eu serei uma índia, mais uma vez honrando as minhas origens”, completa.

Luan Santana era uma das atrações mais esperadas da 28º Festa do Cupuaçu.


Luan Santana foi uma das atrações mais esperadas da 28º Festa do Cupuaçu.

Luan entrou no palco já por volta das 00:00 horas, o público já o aguardava bastante eufórico.




O cantor sertanejo Luan Santana esteve na última sexta feira no Município de Presidente figueiredo-AM como uma das atrações principais da 28º Festa do Cupuaçu, por volta da meia noite o cantor entrou no palco para alegria do público e fãs do cantor que foram a loucura, e mesmo em baixo de chuva não saíram da frente do palco.

Luan sempre muito simpático interagiu com o público da cidade a todo momento, em uma de suas conversas com o público disse “Cadê minhas negas que ainda não me convidaram para tomar uma suco de cupuaçu”, ainda muito bem humorado e galanteador o cantor ainda disse “amar creme de cupuaçu e que gostaria de comer um tambaqui assado na casa de uma de suas fãs”. Após todas essas declarações de carinho e respeito a cultura local seus fãs o aplaudiram bastantes eufóricos.
O cantor sertanejo ressaltou que está completando 10 anos de carreira, e se perguntou como ainda não tinha vindo nessa cidade tão linda, e para relembrar os seu grandes sucessos Luan cantou alguma de suas músicas de mais sucesso ao longo desses 10 anos de sua carreira, dentre as músicas estão “Chuva de arroz”, “Nega”,” Amar não é pecado”, “Dia, Lugar e hora”, “Te vivo”, “As lembranças Vão na Mala” e muitas outas mais.
Ao final de sua apresentação o cantor agradeceu o carinho enorme que recebeu do público e disse que torce para que possa voltar logo pois amou a cidade e o público que com certeza é um dos melhores do Brasil pela energia que passa ao cantor.






Em Presidente Figueiredo-AM, Policia Militar prendeu quadrilha especializada em furtos de celulares.


Em Presidente Figueiredo-AM, Policia Militar prendeu quadrilha especializada em furtos de celulares.

Com eles foram encontrados diversos celulares frutos de furtos feitos durante a 28º Festa do Cupuaçu.




Neste final último final de semana está ocorrendo a 28º Festa do Cupuaçu, e claro que todos que vão ao município irão querer garantir aquela selfie para postar nas redes sociais ou mandar um Whatsapp para encontrar os amigos no meio da multidão. Mas um descuido pode fazer o distraído entrar para as estatísticas de furtos e roubos de celulares, o que é até comum em festas grandes como a do cupuaçu. Uma vez que bandidos se preparam para atuar roubando e furtando celulares, o cidadão tem que ter um cuidado redobrado. 
Graças aos recursos tecnológicos do CICC uma dessas quadrilhas foi desarticulada em Presidente Figueiredo. Uma atitude suspeita detectada pelas câmeras de monitoramento do órgão, ajudaram a Policia Militar aprender uma quadrilha formada por nove elementos (especialistas no furto de aparelhos celulares. As câmeras de segurança detectaram o exato momento em que os indivíduos se desfaziam dos chips dos celulares roubados. Uma guarnição da Policia Militar foi acionada e os indivíduos foram presos em flagrante portando 8 aparelhos celulares.
O que chama a atenção nesta quadrilha é que ela é formada em sua maioria por mulheres, veja a lista dos suspeitos apreendidos:
§  Suelem Luz da Costa – 23 anos
§  Carla Aparecido Silva do Nascimento – 23 anos
§  Elisangela de Souza Silva – 27 anos
§  Ane Milena dos Santos – 24 anos
§  Rosiane Lira da Silva – 19 anos
§  Mikaelly da Silva Protrazio – 21 anos
§  Rayane Gato de Menezes – 24 anos
§  Thiago Coritina de Souza – 26 anos
§  Gilson da SilvaEvangelista – 28 anos

Todos os integrantes da quadrilha são residentes de Manaus e vieram para Presidente Figueiredo apenas para praticar furtos e graças ao forte esquema de segurança esses meliantes foram retirados das ruas.
Foram aprendidos junto com  os meliantes cerca de 8 aparelhos celulares possivelmente furtados durante a festa, veja na imagem abaixo os celular que foram encontrados na posse dos elementos:


Pista molhada causa acidente com veículo na BR-174


Pista molhada causa acidente com veículo na BR-174
Durante nosso retorno a Manaus nossa equipe registrou esse acidente ainda nas primeiras horas do ocorrido.

A 28º Festa do Cupuaçu está contando com um intenso trabalho de fiscalização preventiva, que está sendo realizado pelos órgãos de segurança pública: O departamento de policiamento de transito da Policia Militar (POTRAN), a Policia Civil, a Policia Federal e outros órgãos estão trabalhando ostensivamente para prevenir que acidentes aconteçam e que a festa de alguém acabe em luto. Mas nem isso, foi suficiente para evitar que o veículo conduzido por MICHELLE BATISTA LEMOS 31, capotasse após sofre uma aquaplanagem no KM 978 da BR-174 rodovia que liga Manaus a Presidente Figueiredo, por pouco não caindo numa lagoa que fica às margens da rodovia. O teste do bafômetro revelou que a condutora estava em plenas condições de dirigir, o acidente foi causado pela pista molhada, resultado das intensas chuvas que ocorreram na região nos últimos dias. 
O Departamento de Transito da Policia Militar chegou ao local do acidente, instantes depois do ocorrido e rapidamente acionou o corpo de bombeiros e o Samu que precisou recortar as ferragens para socorrer as vítima. Além da condutora outras duas pessoas ocupavam o veículo: MAURO CESAR PAIXÃO de 26 anos e VANDA PATRICIA PEREIRA NOGUEIRA de 34 anos. Os três foram conduzidos ao hospital Eraldo Neves Falcão onde recebem os devidos cuidados nesse momento. A rápida ação do POTRAN pode ter sido crucial para que não houvesse vítimas fatais nesse acidente.






sexta-feira, 27 de abril de 2018

Cinco homens são presos por torturar e quase matar ajudante de pedreiro na Zona Leste de Manaus


Cinco homens são presos por torturar e quase matar ajudante de pedreiro na Zona Leste de Manaus

A vítima, que devia R$ 3 mil para traficantes, foi sequestrada de dentro de sua casa e levada para uma residência no Grande Vitória
Foto: Divulgação

Cinco homens foram presos em flagrante, na quarta-feira (25), por torturar e quase matar um ajudante de pedreiro de 36 anos. A vítima, que devia R$ 3 mil para traficantes, foi sequestrada de dentro de sua casa e levada para uma residência, na rua Seis de Outubro, comunidade Grande Vitória, bairro Gilberto Mestrinho, Zona Leste da capital amazonense, onde foi amarrado, espancado e quase assassinado com tiros na cabeça. 


De acordo com o delegado Ricardo Cunha, titular do 4º Distrito Integrado de Polícia, os envolvidos são Cidi Marcos Ferreira Valente, 27, Douglas Pereira Prisco, 18, o “Chocolate”, Luiz David Castilho da Silva, 18, Patrick Cordovil Brandão, 24, e Richard Roberto dos Santos Bueno, 26. O quinteto foi preso momentos antes de matar a vítima. Ao menos dez comparsas que também estavam envolvidos conseguiram fugir correndo.
“A vítima nos afirmou que estava com uma arma de fogo apontada em direção à sua cabeça. Contudo, conseguimos evitar que o ajudante de pedreiro fosse executado pelo grupo”, informou o delegado, explicando que a prisão foi possível após o recebimento de uma denúncia anônima. O denunciante informou que uma pessoa estava sendo torturada em uma casa e que provavelmente iria ser morta.
“Nos deslocamos e encontramos Cidi, Luiz, Patrick e Richard em frente ao local. Verificamos que havia cerca de 12 a 15 infratores no lugar, que ao perceberem nossa presença fugiram, mas conseguimos efetuar a prisão desses quatro. A vítima estava amarrada e já tinha sido bastante agredida com uma barra de ferro”, contou. O quinteto foi autuado por tortura e associação criminosa e deve ser conduzido para uma audiência de custódia.



Comprometido, ‘Garajão’ será fechado a partir de segunda-feira (30) para reforma.


Comprometido, ‘Garajão’ será fechado a partir de segunda-feira (30) para reforma
Prédio será desativado para reforma e não há data para a entrega da obra. Avaliado em R$ 6,5 milhões, o imóvel foi construído no fim de década de 80 e ocupa uma área total de 13 mil metros quadrados

Construído entre 1987 e 1988, o prédio foi doado à Manausprev em 2007. Foto: Euzivaldo Queiroz

Mais de 30 anos após a inauguração, o edifício Jorge Teixeira, mais conhecido “Garajão”, será desativado para sua primeira reforma. O relatório técnico da empresa ORV Engenharia aponta que o prédio possui corrosão de armaduras e decorrente degradação de concreto em estágio intermediário que pode provocar acidentes e perda de funcionalidades. Com isso, a Manaus Previdência (Manausprev), responsável pela administração e quem contratou a empresa de engenharia, optou pela desativação quase imediata.
A partir do próximo dia 30, o primeiro edifício garagem vertical do Centro de Manaus voltará a ficar vazio e ainda não tem data prevista de retorno. Avaliado em R$ 6,5 milhões, o imóvel foi construído no fim de década de 80 e ocupa uma área total de 13 mil metros quadrados.
A Manausprev informou que a desativação é necessária para evitar que haja danos maiores à estrutura do prédio. Segundo informou o órgão, assim irá “garantir, com ações preventivas, a integridade física e patrimonial dos usuários e servidores em atividade no local”. 
Segundo o relatório da ORV, um dos motivos para que a estrutura esteja danificada além do tempo, é a “ausência de manutenção preventiva através de inspeções rotineiras”.
Segundo publicação do Diário Oficial do Município (DOM), a ORV Engenharia foi a empresa contratada por meio de licitação, por R$ 20,3 mil, para a elaboração do projeto estrutural, incluindo o relatório técnico que determinou a interdição do prédio.
Para quem há quatro anos trabalha no prédio, a reforma chega em boa hora. “É uma necessidade que vimos de perto e que vai fazer a diferença no serviço”, afirma o caixa do estacionamento Adailton Palheta, que agora irá trabalhar na sede da Manausprev. Segundo ele, atualmente, de 10 andares, somente cinco estavam sendo utilizados.
Uma média de 150 carros passa pelo estacionamento diariamente, segundo Adailton Palheta. “Dependendo do período, circulam mais de 500 carros aqui e acredito que essa reforma vem justamente para garantir que haja segurança para todos nós”, disse o servidor. 
270
É o número de vagas que oferece o edifício-garagem localizado na rua Floriano Peixoto, no Centro de Manaus. Uma das áreas que mais sofrem com a necessidade do estacionamento.
Usuários preocupados
O Garajão é ocupado, em sua maioria, por veículos de comerciantes que trabalham e precisam passar o dia naquela região. Com diária a R$ 15, a utilização do espaço ajuda na rotatividade das vagas de estacionamento nas ruas do Centro de Manaus.
Esse é o motivo que faz com que os usuários se preocupem com o início e execução dos trabalhos. Morador da rua Floriano Peixoto, onde está o Garajão, Vanderlei Silva, 40 anos, é um deles. “Nós não queremos a garagem passe anos fechada de novo. Nosso medo é que seja mais uma obra que siga o exemplo de tantas outras aqui no Centro”, afirma.
Há 20 anos Antônio Silva, 50, trabalha como lavador de carros na redondeza e lava, inclusive, veículos no estacionamento. Segundo ele, desde que foi anunciada a desativação, a vizinhança busca de opções de estacionamento privativo. Entre as ruas Floriano Peixoto, Mudurucus, Quintino Boicaiúva, Andradas, Leovegildo Côelho, as opções são poucas e a maioria não dispõe de vagas para clientes fixos.
“Por aqui todos os espaços já estão ocupados. O fechamento vai prejudicar bastante o nosso trabalho por um tempo, mas o que nós queremos saber é quando e se retorna como estacionamento depois dessas obras”, diz o lavador de carros.
Há quatro usuários que têm seis vagas compradas no Garajão. Segundo Arona Hamiki, um dos proprietário de vagas, eles não foram comunicados ainda. “Não nos informaram nada do que está acontecendo ou do que vão fazer e nós temos o direito, tanto quanto os outros, de saber”, afirma o comerciante. 
Questionada sobre os prazos, a Manaus Previdência (Manausprev) informou que ainda não há data prevista para o início do trabalho. “O processo administrativo para este fim está em trâmite”, informou a assessoria de imprensa do órgão. Segundo a Manausprev, a interdição precisou ser “quase imediata” devido às condições em que se encontra o prédio e para evitar mais problemas na estrutura (ver página C1). Todos os usuários com vagas compradas serão comunicados, segundo informou Manausprev. 



segunda-feira, 23 de abril de 2018

Corpo é encontrado com um recado dos traficantes Alex e Tio Patinhas, na Zona Leste.


Corpo é encontrado com um recado dos traficantes Alex e Tio Patinhas, na ZL

O corpo foi encontrado durante a manhã em um terreno de uma fábrica no Puraquequara com um bilhete afirmando que a vítima devia traficantes do Mutirão

Foto: Divulgação

Manaus / AM - O corpo de um homem ainda não identificado, foi encontrado na manhã desta segunda-feira (23), em um terreno de uma fábrica no bairro do Puraquequara, na zona Leste da capital amazonense.
O corpo foi encontrado por trabalhadores que passavam pelo local e acionaram a polícia. A vítima estava com um cartaz com uma mensagem, preso em seu rosto com os dizeres: "tava devendo mano Alex e Tio Patinhas"
Clemilson dos Santos Farias, o "Tio Patinhas", é considerado braço direito do narcotraficante Gelson Carnaúba, o "Mano G", fundador da facção criminosa Família do Norte (FDN) e pivô de uma guerra entre facções, que aterroriza moradores do bairro do Mutirão, na zona Norte de Manaus. Alex, o outro criminoso citado no bilhete, seria um soldado do traficante Tio Patinhas.
Policiais militares da 28ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), estiveram no local e isolaram a área para o trabalho da perícia.
O cadáver foi removido para a sede do Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames de necropsia, para posteriormente ser liberado para o reconhecimento por parte de familiares.
A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), deve investigar o caso.
Outra morte ligada ao Tio Patinhas
Um moto taxista identificado como sendo William Pereira da Silva de 23 anos, foi morto por traficantes rivais ao traficante conhecido como "Tio Patinhas", no município de Autazes. O moto taxista saiu para trabalhar na manhã do sábado (21) e desde então não foi mais visto.
Neste domingo (22), traficantes disseminaram um vídeo pelo aplicativo Whatsapp, onde aparecem executando William a facadas em uma área de mata fechada. No vídeo (disponibilizado no final da matéria, imagens fortes), os assassinos xingam o traficante Clemilson dos Santos Farias, o "Tio Patinhas" e exaltam o nome da Família do Norte.



Bebê pendurado em varanda de apartamento é salvo pela mãe em Manaus; Veja vídeo


Bebê pendurado em varanda de apartamento é salvo pela mãe em Manaus; Veja vídeo

Vídeo circulou nas redes sociais e rapidamente viralizou.



Manaus – Na tarde do último domingo, 22, um vídeo divulgado nas redes sociais flagrou um bebê pendurado sozinho em uma varanda no 4º andar de um apartamento no bairro Parque Dez, na Zona Centro-Sul de Manaus. O vídeo mostra o bebê de um ano e sete meses, entre o guarda-corpo e uma tela de proteção.

Moradores de apartamentos vizinhos e pessoas que passavam pelo local registraram o ocorrido. Eles gritaram ao ver a cena e aplaudiram quando a mãe surgiu na varanda e retirou o menino. Ele não ficou ferido.






Cemitérios recebem equipes de limpeza da Prefeitura para o dia das Mães



Cemitérios recebem equipes de limpeza da Prefeitura para o dia das Mães

As ações da prefeitura acontecem a partir desta segunda-feira (23) nos principais cemitérios da cidade.


Fotos: D’Castro/Semulsp

Manaus- O cemitério Nossa Senhora Aparecida, localizado na Estrada do Turismo, zona Oeste, recebe, a partir desta semana, limpeza por parte da Prefeitura de Manaus. A ação faz parte da preparação dos cemitérios para o Dia das Mães, no próximo dia 13 de maio.
Segundo o subsecretário operacional da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), José Rebouças, essa data é a segunda com maior movimentação nos cemitérios locais, havendo, por isso, uma intensificação da limpeza nessa época, como orienta o prefeito Arthur Virgílio Neto. “O trabalho nos cemitérios segue programação de dois em dois meses, fora a presença das equipes fixas em cada cemitério. Mas, a proximidade do Dia das Mães sempre demanda um reforço das equipes. Esse trabalho deve durar até a véspera da data”, contou.


A preparação dos cemitérios inicia pelo maior espaço para sepultamentos da cidade, o Nossa Senhora Aparecida, que conta com uma área de 101,933 hectares. “Pelo seu tamanho, o Aparecida é sempre o primeiro a receber as equipes, que precisam voltar a ele às vésperas do Dia das Mães”, explicou o subsecretário.
O cemitério São João Batista, localizado na avenida Senador Álvaro Maia, zona Sul, deve ser o próximo a passar por limpeza. “As equipes vão percorrer todos os 10 cemitérios de Manaus com o mutirão de limpeza. Vamos estar preparados para o Dia das Mães”, garante Rebouças. Em média, 60 mil pessoas circulam pelos cemitérios urbanos e rurais no Dia das Mães.
Texto: Divulgação Semulsp